O encontro da arte com a natureza

O Sabiá Laranjeira é um espaço de eventos inspirador localizado na antiga residência e ateliê do artista e empreendedor Sergius Erdelyi, em Tijucas do Sul, região metropolitana de Curitiba.

Produzimos experiências para pessoas e empresas a partir de cursos, imersões, locação de espaços, hospedagens, gastronomia e visitações guiadas. Acreditamos que é possível sensibilizar as pessoas através da arte e do contato com a natureza.

Valorizamos o que é local, sustentável e artesanal; as relações mais intimistas baseadas na confiança, comum às cidades do interior; a agricultura familiar e experiências que nos fazem pensar o ritmo em que vivemos.

 

imersões, cursos e eventos

Aluguel do espaço com flexibilidade para diversos formatos. Pode ser uma imersão, um retiro, uma reunião, oficina, treinamento ou mesmo uma sessão de fotos e gravação de vídeo.

mini wedding e celebrações

Aluguel do espaço para celebrações especiais, como mini weddings, aniversários e confraternizações. Há mesas, cadeiras e louças para 50 pessoas e cozinha equipada pronta para uso.

hospedagem

Há 05 quartos com banheiro, que somam 20 lugares, com roupa de cama e toalhas. Para grupos, casais e pessoas que apreciam a solitude ou que buscam lugares diferenciados para trabalhar.

Confira mais na Hospedaria.

SERVIÇOS

ALIMENTAÇÃO

Pratos caseiros com atenção a alimentos orgânicos e saudáveis. Adaptamos o cardápio às necessidades de cada evento. A cozinha é liderada pela tijucana Jane Dissenha Fagundes, com mais de 30 anos de experiência.

NATUREZA

Uma área de 06 alqueires que cuidamos com amor. A natureza é nossa maior fonte de inspiração, assim como foi para Erdelyi. Ela nos renova e ensina sobre a vida e o tempo. Há trilhas na mata, animais, jardins e espaços de contemplação.

EXPERIÊNCIAS

Promovemos oficinas, imersões, visitas guiadas e eventos de gastronomia ao longo do ano. São experiências que nós organizamos e algumas são em parceria com outros profissionais e negócios. Confira mais na Agenda aberta.

espaços
 
01.2 Sala Ceramica Larareira.jpg

SALAS DE ESTAR

Duas salas conjugadas que ficam no centro da casa de campo, com personalidade e aconchego. O espaço é decorado com obras de arte e vasos de cerâmica, possui duas lareiras e mistura móveis antigos e novos.

06.3 igreja.jpg

CAPELA

Construída por Erdelyi de forma medieval, em 1984, e enfeitada com vitrais de mosaicos que contam a história de São Francisco de Assis. É uma construção de 7 metros de altura, com jardins e um sino em seu entorno.

ateliês

São 03 salas: a Erdelyi, com mesa e cadeiras em meio a um mini museu do artista; a Tutzi, na qual funciona a Lojinha do Sabiá; e a Rústica, com uma mesa para atividades diversas entre marcas de tinta que mostram os vestígios do trabalho de Erdelyi. 

DSCF6247.jpg

cozinha

A cozinha do Sabiá é um espaço convidativo a preparar refeições e bem completa, com louças, utensílios e equipamentos. De fogão a lenha e filtro de barro à fogão industrial, forno elétrico e freezer; além de um charmoso canto alemão.

03.2 cozinha.jpg
0.2 Casa externo.jpg

área externa

Amplo espaço com gramados e jardins que se misturam à arte de Sergius Erdelyi. Pode ser utilizado para eventos diversos, seja uma atividade profissional a confraternizações e cerimônias ao ar livre.

05.2 Piscina.jpg

área de lazer

Piscina, jacuzzi, lago, trilhas, animais, livros, redes e arte. Um espaço para curtir o tempo de uma forma prazerosa, seja com boas companhias, lendo um livro ou brincando com amigos e familiares.

sergius erdelyi
 

a arte imita a vida ou a vida imita a arte?

Sergius Erdelyi viveu de 1919 a 2015. Produziu mais de 4 mil obras e desenvolveu diversos projetos sociais e ambientais. Nasceu no antigo Império Austro-Húngaro, migrou para o Brasil após a Segunda Guerra Mundial e se estabeleceu em São Paulo. Atuava como engenheiro mecânico e trabalhava como artista nos fins de semana.

Em 1973, Erdelyi participou da Bienal Internacional de São Paulo e, ao se aposentar, foi atrás do sonho de uma vida em contato com a natureza. Assim, chegou à Tijucas do Sul. Na cidade paranaense construiu sua singular casa-ateliê e este é o ninho do Sabiá Laranjeira, que zela por esta história e busca regar as sementes plantadas com novos adubos.

Assista ao vídeo para conhecer mais sobre a história do artista e acesse aqui sua biografia e currículo online. Os direitos autorais do vídeo são de Elisabeth Loibl Erdelyi, que nos concedeu a divulgação. 

agenda aberta
 

Dezembro de 2021

curso produção

de cogumelos

Terceira edição será realizada com número reduzido de participantes e seguindo nossa Política de Prevenção da Covid-19. Data a confirmar, conforme andamento dos Decretos Estadual e Municipal.

 

Quer deixar seu nome na lista para quando confirmarmos a data?

Clique Aqui

amuscaria.png

@amuscaria.fungi

Amuscária Fungi

Novembro de 2021

Workshop

Marcenaria Selvagem

Terceira edição será realizada com número reduzido de participantes e seguindo nossa Política de Prevenção da Covid-19. Data a confirmar, conforme andamento dos Decretos Estadual e Municipal.

Quer deixar seu nome na lista para quando confirmarmos a data?

Clique Aqui

oficina.png

@oficinadefinearts

Oficina de Fine Arts

Outubro de 2021

almoço caiçara

gastronomia

Nosso tradicional almoço que conta com barreado, moquecas de tilápia e de banana da terra, e demais acompanhamentos. Evento a confirmar, conforme andamento dos Decretos Estadual e Municipal.

Quer deixar seu nome na lista para quando confirmarmos a data?

Clique Aqui

vaiticataia.png

@vaiticataia

Vaiticataia

 

ENTRE EM CONTATO

  • WhatsApp-Ícone-Preto-PNG
  • 3178158
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

Sabiá Laranjeira Espaço Criativo | CNPJ 40.167.229.0001/30

Estrada São Marcelino Champagnat, s/n | Tijucas do Sul-PR

(41) 9.8733-2532 | contato@laranjeirasabia.com